Marcio D’Olne 
                                  Campos  
                                 
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                                  Currículo 
                                    Lattes 
                                      
                                  | 
                            
                          
                          Marcio D’Olne Campos 
                            é Professor Colaborador na UNIRIO (Museologia 
                            e Patrimônio Cultural - PPGPMUS). 
                            Ele é também Pesquisador Colaborador 
                            do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST), 
                            da UENF-CCH 
                            (Sociologia Política – LESCE) 
                            e do Núcleo Fluminense de Estudos e Pesquisas 
                            (NUFEP-UFF).
                           É Graduado em Física 
                            (1965, PUC-RJ) e Doutor em Física de Sólidos 
                            (1972, Montpellier, França). Na UNICAMP foi 
                            Professor do Instituto de Física (1972-92), 
                            do Departamento de Antropologia e do Doutorado 
                            em Ciências Sociais na área "Itinerários 
                            Intelectuais e Etnografia do Saber" (IFCH-1993-98). 
                            De 1999 a 2004 foi Professor Visitante no “Programa 
                            de Estudos Interdisciplinares de Comunidades e Ecologia 
                            Social (EICOS / Instituto de Psicologia UFRJ)", 
                            no Centro de Ciências do Homem (UENF) 
                            e, na UFES, no Departamento de Ciências 
                            Sociais e no Núcleo de Educação 
                            Aberta a Distancia (ne@ad) da UFES.
                           Desde os anos 80, interessa-se 
                            pelas relações entre sociedades 
                            e natureza sob os aspectos educacional (formal 
                            e não-formal), antropológico e etnográfico. 
                            Estas relações envolvem conceitos como 
                            ritmos, marcadores (naturais e sociais) de 
                            tempos e formas de percepção ambiental 
                            no âmbito das relações céu–terra 
                            observadas entre populações locais. 
                            A abordagem é prioritariamente etnográfica 
                            e refere-se a saberes locais, técnicas 
                            e práticas cotidianas, às vezes 
                            pautada pela etnoastronomia e pela arqueoastronomia. 
                            As pesquisas envolvem sobretudo populações 
                            indígenas e costeiras. Entre projetos de educação 
                            não-formal, são de sua concepção 
                            o ALDEBARÃ: Observatório 
                            a Olho Nu - UNICAMP (1986), as Praças-Observatório 
                            (Araras e Peruíbe 1991, SP) e a proposta SULear.